segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Secretário de Cultura de Mariana se reúne com artistas da região
20-09-2011 


A Secretaria de Cultura e Turismo de Mariana, em conformidade com as diretrizes da Prefeita Municipal, Terezinha Ramos, vem realizando inúmeras ações para implementar e promover a cultura e o turismo local. Inicialmente já foram realizados contatos com as Corporações e outros Grupos Musicais na expectativa de promover concertos em espaços públicos e intensificar propostas para o calendário cultural de Mariana.
No dia 15 de setembro, realizou-se no Centro de Atenção ao Turismo (CAT), uma reunião com associadas da Feira Marianense de Arte, Artesanato e Antiguidade-Feiramarte, que também agrega associações de vários bairros marianenses. Na ocasião, o Secretário de Cultura, Marcílio Queiroz, afirmou sua disposição em conceber parcerias, buscando valorizar e divulgar a arte local, a Associação, por sua vez, reiterou a confiança na parceria proposta.
O mesmo sucedeu com a AMAP – Associação Marianense dos Artistas Plásticos, que objetiva valorizar e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos seus associados e da cidade de Mariana. Em reunião, também ocorrida na Secretaria de Cultura e Turismo, com expressiva presença dos associados da AMAP, Marcílio ressaltou a importância das associações como meio de interligação entre o poder público e a comunidade. Dentre as propostas apresentadas acordou-se que a AMAP participará do Salão de Arte promovido em parceria com os municípios de Itabirito e Santa Luzia. Este salão selecionará trabalhos que, além de integrar exposições itinerantes por estas cidades, serão inseridos em catálogos para divulgação externa. O diretor de turismo, Silas Teixeira, ratificou que todo o esforço e trabalho produzido em parceria conduzem a aprendizagem e experiência enriquecedora, com metas e objetivos a serem superados. “Este grupo de artistas é um dos maiores expoentes da nossa cultura e patrimônio”, afirma Silas.
O presidente da AMAP, o artista plástico Rinaldo Urzedo, agradecendo a receptividade pelas propostas de parcerias pela Secretaria, salientou ter sido esta a primeira vez, nestes três anos de fundação, que a AMAP obteve autorização para o uso do CAT e realizar suas atividades. Foi relembrado e prestou-se homenagem póstuma a um dos idealizadores e fundadores, Aloísio Morais, outro grande artista plástico marianense.
“Todos nós artistas plásticos, que aqui desenvolvemos nossos trabalhos, somos herdeiros diretos dos artistas e da arte produzida em Mariana desde os seus primórdios. Pela primeira vez vislumbramos o desenvolvimento conjunto de atividades, visando promover a arte e os artistas de nosso município. É sempre oportuno ressaltar o viés de oportunidades e desenvolvimento das artes em Mariana quando a Secretaria de Cultura e Turismo realmente se compromete com tais ações”, afirma Rinaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário